quarta-feira, 16 de março de 2011

Viagem para Irati

13 de março estava marcado para a cidade de Irati o jogo entre Iraty e Atlético pelo Campeonato Paranaense 2011. Já fazia algum tempo que queria viajar novamente para ver o Furacão jogar pois a última viagem que fiz foi para Porto Alegre em 2005 para ver a primeira partida da final da Libertadores, empate com o são paulo por 1x1.

O Abu (Sofá de Zona e UFPR) é conterrâneo de Irati e já havíamos tentado viajar para ver esse jogo em 2010 mas acabou não acontecendo. Desta feita deu certo! O Abu pôde rever a cidade, os conterrâneos, eu pude conhecer Irati e ver mais um vitória do Rubro-Negro.

Nossa aventura começou de manhã, por volta de 10 hs saímos do centro de Curitiba e rumamos para a BR277. Irati fica a aproximadamente 150 Km de Curitiba, e apesar de não passarmos "por dentro" das cidades cruzamos Campo Largo, Porto Amazonas, Palmeira, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro até chegar em Irati. Existem duas praças de pedágio no percurso.

Ainda na estrada, próximo à Irati o Abu começou a tirar as primeiras fotos do céu (acredito que o céu de lá seja mais bonito que o de Curitiba, só pode!) e depois outras fotos panorâmicas da entrada da cidade. Fomos almoçar no Restaurante do Italiano, segundo o Abu um dos points sociais da cidade, e de fato tinha bastante movimento. A comida é de primeira, comemos picanha e mignon na chapa.

Bem alimentados, fomos providenciar os ingressos para o jogo, um conhecido do Abu havia comprado dois ingressos pra nós, mas ainda fomos ao estádio pois o Abu não me convenceu a assistir o jogo na torcida do Azulão (Iraty) e troquei meu ingresso por um da torcida visitante.

A seguir fizemos um tour pela cidade, passando pela igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, igreja São Miguel (onde tiramos uma foto do Abu na praça em frente com cara de capa de disco do Fábio Junior) e rumamos para o Morro da Santa, onde tem a imagem de Nossa Senhora das Graças, segundo dizem com 22 metros de altura. Além da santa tem um mirante que permite uma visão privilegiada da cidade, registramos várias fotos nesses lugares.

O horário do jogo (15:50) se aproximava, descemos o morro e paramos para tirar algumas fotos em frente ao ginásio de esportes Batatão, segundo o Abu um importante centro de eventos em Irati. Seguimos para o estádio Emílio Gomes, chegando lá, cada um para sua torcida. Vários ônibus da torcida Os Fanáticos se faziam presentes e vi muitos atleticanos chegando de carro também. Ao entrar no estádio vi o espaço da torcida visitante quase todo tomado, do outro lado a torcida do Azulão também praticamente lotava seu espaço.

O Emílio Gomes é relativamente pequeno mas bastante agradável. Um sol de rachar a cuca e a torcida do Atlético cantando sem parar, como sempre. O primeiro tempo foi feio, o Atlético errava muitos passes e praticamente não ameaçou o gol do Iraty, o Azulão por sua vez chegou duas vezes com perigo, mas o Furacão se salvou com o zagueiro Rafael Santos e depois com o goleiro Renan Rocha.

No segundo tempo o Atlético melhorou um pouco e Madson fez um golaço da entrada da área. O Iraty substituiu dois jogadores, foi pra cima e empatou com um bonito gol de fora da área. O Atlético se perdeu em campo, voltou a errar passes e a torcida rubro-negra começou a perder a paciência. Após um escanteio, a bola sobrou para o argentino Nieto fazer o segundo gol do Atlético e daí em diante o Atlético melhorou bastante, principalmente com a entrada de Jenison no lugar do Kléberson. Guerrón chutou bonito de fora da área e pegou de surpresa o goleiro do Iraty, fazendo 3x1. Paulinho de falta marcou 4x1 e o Iraty ainda marcou mais um no final. 4x2 para o Atlético!

Fim de partida e a PM segurou a torcida do Atlético por alguns minutos dentro do estádio. Depois encontrei o Abu, aparentemente abatido com a derrota mas com a camisa oficial do Iraty recém-comprada, e fomos fazer um lanche antes de pegar a estrada. O movimento estava maior na volta, inclusive vários caminhões, e demoramos mais que as 2 horas de viagem da ida. Fizemos uma parada em Palmeira e depois de vários radares e um pouco de Neblina em São Luiz do Purunã chegamos à bela Curitiba.

Resumindo, a viagem foi muito boa, o povo de Irati é hospitaleiro e simpático, o estádio é acolhedor, a torcida atleticana é vibrante, o Abu um ótimo guia turístico e principalmente: o Furacão venceu! Um dia eu publico as fotos no Picasa, principalmente porque o Abu está cobrando.

Nenhum comentário: