segunda-feira, 11 de abril de 2011

Iron Maiden - Crônica do Kabelo

A expectativa era grande, este seria meu segundo show do Iron Maiden. O primeiro foi em 2008 na Pedreira Paulo Leminski, sem dúvida o melhor show que eu já assisti. Ao mesmo tempo eu nunca tinha ido em show no Expotrade Pinhais, mas muitos já haviam me dito que o local era bem ruim para show. Na prática não achei tão ruim nem tão bom, mas fica aqui o meu protesto contra o longo fechamento da Pedreira até hoje!

Eu já havia comprado o ingresso há algumas semanas e dei um jeito de ir cedo. A Roberta me deu carona até o local do evento, na frente do local haviam várias pessoas na fila. O Fernando ia passando, me viu dentro do carro e disse para procurarmos ele na fila. Estacionamos no estacionamento do Expotrade às 16:20 aproximadamente e fomos para a fila, o Fernando não estava lá mas logo apareceu trazendo cerveja e nos juntamos a ele e mais uma turma animada.

A fila estava em cima do gramado e este com bastante lama, mas a galera estava bem excitada pois o horário de abertura dos portões se aproximava. Com o passar do tempo se juntaram a nós a Bárbara (na verdade acho que era outro nome), os irmãos Juliano e Cléverson Natal e alguns malucos que estavam com eles. Tinha um povo bebendo muito na fila, além de wiski com energético rolou até umas sub-zero compradas por R$ 0.99 no Carrefour e que não deu tempo de gelar.

Os portões já abertos e nós quase chegando na entrada e o Los me ligou, tinha acabado de estacionar lá dentro e não precisou entrar na fila (todos que estacionaram após a abertura dos portões entraram sem ir para a fila, isso foi meio tosco mas enfim...). Chegando até um segundo acesso descobrimos que mais da metade da nossa turma estava na área vip e ali nos dividimos. Eu fui para a pista junto com a Bárbara, o Fernando e o "Caipira". Vi a mulher da catraca obrigando o Fernando a colocar a camisa e o mesmo fazendo cara feia. Ao entrar encontramos o Los e o namorado da Kauana (também esqueci o nome mas vou chamá-lo de Kauano).

Nesse momento percebemos que mais da metade do público estava na área vip, isso não foi bom porque quem estava na pista ficou um bocado longe do palco. Resumindo nunca vi proporcionalmente tanta área vip num show. Após algum tempo, uma pizza inflacionada e algumas idas ao banheiro estávamos em três: Kauano, Los e Kabelo. Os demais sumiram. 19:20 e o Motorocker entra no palco para o show de abertura. Gosto muito dessa banda, com certeza uma das melhores bandas de Curitiba. Tocaram "Blues do Satanás", "Igreja Universal do Reino do Rock", "Rock na Veia", "Salve a Malária", uma do AC/DC e mais umas duas do disco novo. Show curto, achei o som baixo, mas contagiou os presentes. O vocalista Marcelus parecia não acreditar estar abrindo o show da melhor banda de heavy metal do mundo, estava feliz da vida.

Como eu comentei com o Los, os caras do Iron são britânicos e começaram o show às 21 horas em ponto. Nós havíamos ficado um pouco para trás, achando que seria melhor para ver. Mas quando a banda entrou no palco percebemos que fizemos besteira pois muitas mãos surgiram na frente. A galera foi ao delírio quando o sexteto subiu ao palco e nós fomos nos infiltrando no meio da multidão em busca de um melhor lugar. O Los que é cara de pau foi se enfiando no meio da galera, o Kauano e eu atrás e chegamos bem próximos à grade que separava a pista da área vip. Nessa hora nós percebemos que quem comprou vip e chegou em cima da hora viu o show apenas 4 ou 5 metros mais perto que a gente. Ao final da primeira música, "Satellite 15", Bruce Dickinson soltou o primeiro "scream for me Curitiba" para loucura do público.

Confesso que não conhecia as músicas do CD novo, mas a maior parte da galera conhecia e cantava boa parte das canções. Como disse o Ryco posteriormente as músicas são mais lentas, porém a qualidade do Iron Maiden na execução das músicas é incrível. O Los ficou mais a frente e logo se perdeu, o Kauano e eu ficamos por ali curtindo. Tinha um infeliz com uma jaqueta de couro no meio daquela galera, o cheiro dessa jaqueta suada era muito ruim, com o tempo nos afastamos dele. Quando tocou "Two minutes to Midnight" a galera foi a loucura, foi o primeiro grande momento do show.

O público se manteve agitado e "Fear of the Dark", minha preferida, foi o ponto alto do show. Essa música funciona muito bem ao vivo e ninguém ficou parado. Em seguida tocaram "Iron Mainden" e o robô Eddie subiu ao palco, fez a festa dele e até tocou guitarra. Muito legal!

No intervalo antes do bis, o Kauano me disse que haviam roubado o seu celular. Percebemos que várias pessoas apareceram por ali procurando seus aparelhos pelo chão, achando que tinham derrubado. Concluímos que não seria possível tanta coincidência e que alguém estava roubando celulares por ali, provavelmente quando a galera guardava o celuar no bolso, começava a pular para curtir as músicas e ficava distraído. Esse foi sem dúvida o ponto negativo do show, ladrões de uma figa!

O bis começou com "The Number of the Beast", entoada em coro pelo público e pra fechar "Running Free" com apresentação dos componentes da banda pelo Bruce. Fim do ótimo show com duração de quase 2 horas. Repito que esses caras fazem um som de altíssima qualidade. Demoramos alguns minutos mas achamos o Los e fomos para o estacionamento. Dali mesmo notamos que ia demorar para conseguir sair pela grande quantidade de carros. Então ficamos enrolando por ali. Deu tempo para conseguir uma camiseta e uma bandeira do show pela metade do preço com os ambulantes. Comemos um hot-dog, enrolamos mais um tempo e depois fomos embora. Na minha conta haviam umas 20 mil pessoas no evento, apesar da Gazeta do Povo citar metade disso. Viva o Iron Maiden!

Set list do show:

01. Satellite 15… The Final Frontier
02. El Dorado
03. 2 Minutes to Midnight
04. The Talisman
05. Coming Home
06. Dance of Death
07. The Trooper
08. The Wicker Man
09. Blood Brothers
10. When the Wild Wind Blows
11. The Evil That Men Do
12. Fear of the Dark
13. Iron Maiden
Bis
14. The Number of the Beast
15. Hallowed Be Thy Name
16. Running Free

Nenhum comentário: