quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E se existisse poligamia no Brasil?

Provavelmente esse post não tenha nada a ver e os poucos leitores vão até querer me retalhar, mas faz tempo que eu não escrevo e tentei juntar criatividade com a realidade nua e crua das coisas. Vamos à algumas definições.

Poligamia: Sistema em que um homem tem mais de uma esposa ao mesmo tempo, ou, menos comumente, a um sistema em que uma mulher tem mais de um marido concomitantemente.

Machismo: Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contrário ao feminismo.

Tá certo que nunca ouvi falar de exemplos da poligamia do ponto de vista feminino, ou seja, uma mulher com vários maridos (amante não vale!). Estou falando principalmente nos países onde tal prática é comum e não vou aqui entrar no mérito das causas históricas, como a quantidade diferenciada entre homens e mulheres em determinada região.

Falando agora do Brasil, apesar de infelizmente vermos muito machismo por esse país afora, vejo nos últimos tempos a criação de uma bandeira de equidade de gêneros estar "na boca do povo". Isso é muito bom e espero que cada um faça sua parte por essa causa.

Bom, mas se no Brasil não existe machismo, eu voltou ao título do post: E se existisse poligamia no Brasil? Eu mesmo vou responder! Ora, se o Brasil não é machista nós não teríamos a poligamia que vemos "nos filmes", onde um homem tem várias mulheres. Tão pouco teríamos uma mulher com vários homens (isso seria um machismo ao contrário). No nosso país onde homem e mulher tem direitos iguais, ambos teriam direito de ter mais de um cônjuge, e mais: simultaneamente!

A essa altura quem estiver lendo tá meio confuso, mas calma. É uma questão de exemplificarmos. Vamos supor que Alberto tem 3 mulheres: Ariane, Bárbara e Carol. Cada uma delas, porém, também tem outros maridos. Ariane é também casada com Bruno e Cassio, Bárbara com Douglas e Emerson, Carol com Fabio e Gustavo. A confusão fica maior a medida que cada cônjuge tem outros n parceiros oficiais.

Uma consequência inicial é que provavelmente muitas pessoas teriam dois ou mais lares, afinal ou Alberto mora em sua casa com suas 3 mulheres ou mora na casa de uma delas com os outros maridos que ela tiver. E imagina quando os outros maridos de Carol viessem à casa de Alberto passar a noite com ela? Claro que essa situação e nesse contexto faria com que os maridos de Carol dessem em cima das mulheres do Alberto, que estavam ali na casa dando sopa, e acabariam virando maridos delas também. Certas circunstâncias, no entanto, poderiam até simplificar as coisas, senão vejamos: 3 homens casados com as 3 mesmas mulheres e as 3 casadas com os mesmos 3 poderiam todos morar numa mesma casa e se revezar para dormir (é, seria uma suruba poligâmica).

Quanta bobagem! Isso nunca daria certo, vamos voltar para nossa realidade latina... mas perae! Alguém já ouviu falar em traição, chifre, pular a cerca? Eu não sou adepto mas já vi e ouvi muitas estórias que isso acontece e muito aqui no país tupiniquim. Teve o boato de que Alberto era casado com Ariane, mas tinha duas amantes: Bárbara e Carol, ambas casadas. A mulher de Alberto, juram as amigas próximas, já saiu secretamente várias vezes com o professor de inglês e não era para revisar a matéria. Bárbara e Carol já deram várias escapadinhas com rapazes interessantes...

Conclusão: A poligamia já existe no Brasil, só que não é oficial, é tudo na "surdina". Mas pelo menos é uma poligamia democrática, para homens e mulheres.

Nenhum comentário: