quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sem Regras o Mundo Seria um Caos

Depois do meu último post percebi que algumas pessoas interpretaram que eu quis dizer que não obedeço as leis/regras e que não acredito na justiça. Então creio que cabem alguns esclarecimentos.

Bom, alguns posts eu consigo preparar e amadurecer antes de publicar, outros eu escrevo e publico na mesma hora. Foi o caso do último post, eu tinha a ideia na cabeça, comecei a escrever, revisei rapidamente e postei. Confesso que o tom do texto acabou ficando de desabafo e justamente por isso exagerei um pouco nas críticas. Vou inclusive alterar alguns trechos daquele texto para amenizar isso.

Sobre o fato de eu inventar uma "lei de sobrevivência" para os semáforos de madrugada, a intenção não é sair furando tudo quanto é sinal mas o recado que eu dou é para tomar bastante cuidado pois infelizmente pode-se ser pego de surpresa como eu fui ao passar um sinal verde e sofrer um acidente. Em vias mais movimentadas ou antes da meia noite eu tento seguir rigorosamente a sinalização de trânsito.

Eu também disse no post que a justiça tarda e falha e dei um exemplo disso. Porém, longe de mim querer dizer que a justiça sempre falha. A crítica era no sentido contrário, ou seja, a justiça pode sim falhar. Eu acabei detalhando os fatos mas no fim das contas eu não consegui provar que o outro carro furou o sinal e fiquei com um sentimento de injustiça. Porém, sei de vários casos parecidos em que a justiça foi feita. Logo, eu acredito sim na justiça! Se acontecer um fato parecido vou procurar novamente o judiciário.

Acredito que as pessoas devam seguir as regras e leis. Se não houvessem regras o mundo seria um caos e muitas vezes é graças às regras que as coisas funcionam. Procuro ser ético e honesto no que faço e também procuro incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Sou contra o "jeitinho brasileiro" e "levar vantagem em tudo", devolvo troco dado a mais e procuro ser justo no que faço.

Enfim, procuro seguir as regras sim. Sei que existem as pessoas "espertas" que dizem ser uma besteira fazer tudo certo, que é coisa de "otário". Mas eu prefiro fazer o correto e estar com a consciência tranquila. Se todos fossem honestos teríamos um mundo muito melhor, não haveriam estelionatos e afins. Mas enquanto isso não acontece eu faço a minha parte.

Claro que não sou perfeito, cometo muitos erros e deslizes, mas a intenção é ser uma pessoa do bem. E para finalizar vou compartilhar uma frase que uma certa garota escreveu esses dias: "Prefiro fazer as coisas dentro da lei e se não concordar com a lei lutar para que a mesma seja revista do que criar minhas próprias regras".

Nenhum comentário: