quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Férias de Janeiro

Tirar férias é sempre bom e tive a oportunidade de curtir 20 dias de férias em janeiro. Boa parte desse período fiquei longe de computadores e da internet, o que tem suas vantagens e desvantagens. 20 dias equivalem a 3 semanas e creio que aproveitei bem esse período.

Na primeira semana fui para Praia de Leste com as meninas (Tatiane, Thais e Ana). Alugamos a casa da Dona Jesuína, mãe da amiga da Lucilei, que é a minha irmã. Passamos 4 dias por lá e o tempo estava excelente, assim aproveitamos bastante a praia, tomamos sorvete, comemos churros e obviamente que com minha grande habilidade na cozinha comemos miojo e cachorro quente. No último dia que estivemos por lá chegou na casa uma galera: Vilson, Leonir, João, Olinda, Silvestre, Zeni, Lucilei e Vinícius. Povoou a casa, que é grande, mas nós voltamos para Curitiba e deixamos os demais curtirem o litoral do Paraná.

Na semana seguinte, parti junto com a Ana para Florianópolis-SC. Nós viajamos com uma excursão do SESC Paraná. Aliás o SESC tem hotéis/colônias de férias em várias cidades do Brasil e a julgar pelo hotel de Florianópolis digo que vale muito a pena. Foi minha primeira excursão com o SESC Paraná e a segunda viagem minha para Floripa.

A primeira vez que estive na capital catarinense foi em 2002, quando participei do ENECOMP - Encontro Nacional de Estudantes de Computação com o pessoal da UFPR. Em 2002, no entanto, não conseguimos conhecer muito da cidade pois na ocasião ficamos alojados no centro e para não dizer que não vimos nada fomos à Lagoa da Conceição e à Praia Mole (sem contar a festa do evento no John Bull onde o Jocelito por pouco não arrumou briga no final da noite).

Desta vez, porém, nosso passeio foi totalmente turístico. Eu gostei muito da comodidade em viajar com a excursão do SESC. Você não precisa se preocupar com reserva de hotel, alimentação, transporte e nem com o roteiro. Tivemos uma guia turística no ônibus e um guia turístico local.

No primeiro dia fomos ao Costão do Santinho (Praia do Santinho), passamos pela Praia dos Ingleses e pela Praia de Canasvieiras, paramos na Praia do Jurerê Internacional (onde só tem casa de magnata) e na Praia de Santo Antonio, onde conversamos com um criador de ostras e tiramos fotos da igreja.

No segundo dia fizemos um passeio no hiate Casa Blanca pelo litoral de Florianópolis. Um passeio muito bonito, tiramos várias fotos (principalmente da ponte Hercílio Luz, né Ana?) e eu pessoalmente fiquei impressionado com a estrutura do hiate, com 4 "andares", piscina, restaurante, etc. Tirando um mal estar da Ana bem no dia do seu aniversário, foi perfeito.

Terceiro dia e já cedo fomos numa loja de licores produzidos na região, provamos alguns (licor de rosa, de cerveja, de cacau) e em seguida fomos ao mirante da Lagoa da Conceição. Passamos pela Lagoa e paramos na Praia da Joaquina, onde a Ana e eu caminhamos um bom trecho nas dunas cogitando participar do "esquibunda", mas após subir um morro de areia e perceber a grande distância até chegar ao ponto da brincadeira desistimos e voltamos (sobre protestos por eu a ter feito caminhar tanto na areia fofa e debaixo de um sol de rachar o côco.. foi mal!).

Depois fomos até a Praia do Pântano do Sul, onde almoçamos no Bar do Arante. Aliás comida de primeira com buffet de frutos do mar, com direito a cachaça fabricada pelo Arante grátis. A particularidade do estabelecimento é que cada cliente tem direito de escrever qualquer coisa num pedaço de papel e colar pelas paredes do local, nós deixamos o nosso bilhete lá.

De pança cheia seguimos para o mirante do Morro das Pedras, onde havia um monastério e é possível avistar a Praia da Armação e a Lagoa do Peri. Dali fomos para o Ribeirão da Ilha (bairro português onde tiramos foto da igreja) e finalizamos o passeio do dia no centro da cidade (Praça XV, Figueira, Catedral, Igreja São Francisco das Penitências, Mercado Municipal e Camelódromo).

No último dia passeamos e tiramos fotos na Praia de Cacupé, que é justamente a praia onde fica o hotel do SESC. Após o almoço, pegamos a estrada com destino à Curitiba, felizes com os dias na bela Santa Catarina.

Ainda me restava uma semana de férias mas acabou o dinheiro, então eu sosseguei por aqui mesmo, descansei e dei uma atenção a mais para as pequenas. E que venham as próximas férias!

Nenhum comentário: