quarta-feira, 28 de março de 2012

Descanse em Paz Lidiane

Ontem, 27 de março, deixou de fazer parte de nosso convívio a colega Lidiane Sayumi Abe Pollo. Lidiane lutava contra um câncer de intestino há mais de um ano mas nos últimos dias piorou bastante e veio a falecer. Conheci a Lidiane logo que entrei na UFPR em 1997, eu era calouro do curso de Bacharelado em Informática (que depois viria a se chamar Ciência da Computação) e a Lidiane estava no 4o período (acho), além de fazer parte da Empresa Júnior do curso. Naquela época tivemos pouco contato mas já dava para perceber que era uma pessoa bem tranquila e inteligente.

Em 1998 eu adiantei uma disciplina, Contabilidade Básica, e caí na turma da Lidiane. Que eu lembre foi a única disciplina que cursamos juntos. O tempo passou, a Lidiane se formou e eu continuei na UFPR. Fiquei um bom tempo sem vê-la, até que em algum momento a partir de 2004 eu via a Lidiane no Centro Cívico pois ela trabalhava no SERPRO e eu na CELEPAR, empresas que são bem próximas.

No final de 2010 eu entrei no SERPRO e fui trabalhar na mesma equipe que a Lidiane, foi ela que deu as primeiras instruções sobre as atividades a serem executadas. No início de 2011 a Lidiane saiu de licença médica e algum tempo depois ficamos sabendo que ela estava com câncer no intestino. Ela criou um blog chamado "Encarando de Frente" onde postou informações sobre toda a sua luta contra o câncer, o tratamento, os sentimentos e onde os amigos poderiam acompanhar sua trajetória. Nesse momento formou-se uma corrente de boas vibrações para a recuperação da Lidiane.

Mesmo quem não a conhecia, ao ler os primeiros posts do Blog já percebe que se tratava de uma guerreira, que apesar da situação delicada em que se encontrava ia levantar a cabeça e fazer de tudo para ficar bem. O que eu percebi da Lidiane é que era uma mulher calma e que procurava manter o bom humor sempre, stress não fazia parte de seu vocabulário.

No final do ano passado eu havia perguntado para a Lidiane se ela se importaria de eu fazer um post falando da batalha dela e divulgando o seu blog. Ela apoiou e pediu para eu avisar quando o fizesse, infelizmente ela não vai ver esse post mas fica como homenagem pois ela provou como se portar diante de um problema grave, com otimismo e positivismo.

Ficamos muito tristes em perder uma amiga com apenas 33 anos de idade, com sonhos e planos para o futuro. O câncer a tirou do nosso convívio mas ela estará sempre em nossas memórias e corações. A perda nos faz refletir sobre nossas ações e a maneira de viver a vida. Muita força para os famíliares. A Lidiane tinha muitos amigos e recebeu muitas homenagens, afinal sempre foi uma pessoa do bem. Descanse em Paz amiga!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela homenagem! Tenho certeza que você expressou muito bem o que todos nós que convivemos com a Lidiane sentimos. Muita força para todos os familiares e que ela descanse em paz. Abraço, Delmar.

Gisele disse...

Muito legal mesmo, Kabelo, parabens pela iniciativa... realmente você conseguiu resumir um pouco sobre o sentimento que sente quem a conheceu. Eu trabalhei um pouco mais de tempo com ela, alias, sentava ao lado dela nessa equipe onde voces trabalham. Ela vai fazer falta... que Deus conforte os corações da familia e amigos dando força para seguir em frente.

Emerson FM disse...

Parabéns pela iniciativa, Vanderlei! A Lidi vai fazer muita falta, com certeza. Ainda bem que o convívio ao longo desses anos nos deixou boas lembranças dela.