segunda-feira, 4 de junho de 2018

Passeio em Manaus - AM

Ainda em março, após sair de Natal, Rosi e eu partimos para Manaus. Aqui o tempo seria menor, separamos 3 dias inteiros mais os 2 dias de chegada e partida. Nossa vantagem foi que em Manaus o meu primo Emerson nos ajudou bastante pois ele mora na cidade. Aí, além de o Emerson nos oferecer hospedagem e dicas turísticas, ainda nos levou para vários lugares de carro. Fica aqui meu agradecimento público ao Emerson e à Dani, que foram muito gentis.

Parque do Mindu

Chegamos num sábado por volta de 23 hs e no domingo pela manhã fomos ao Parque do Mindu, onde havia um café regional, com comida e bebida à vontade. Serviu de café e almoço. Além de uma tapioca saborosa e suco de cupuaçu, experimentei as frutas tucumã e pupunha. Caminhamos um pouco no parque também, foi bom.

Centro

Fomos à feira de artesanato da rua Eduardo Ribeiro, é sempre interessante esse tipo de feira para conhecer algumas particularidades da cidade. Em seguida fomos até a igreja matriz, que estava fechada mas tiramos fotos legais ao redor dela. Também olhamos o porto por fora e caminhamos por uma das plataformas de embarque do mesmo.

Dois dias depois voltamos ao Centro, desta vez visitamos o Teatro Amazonas (primeiro por fora, depois a visita guiada e ainda vimos uma peça no período da noite), o Palácio da Justiça, a Igreja São Sebastião Martir, o Mercadão Municipal (que fica numa região meio trash) e o Palácio Rio Negro.

MUSA - Museu da Amazônia

Área ambiental onde vimos Vitória Régia, peixes da região, serpentes e a principal atração que é a torre de observação com 42 metros de altura. Esse mirante é realmente muito legal. Tem vários degraus para você percorrer e 3 plataformas de observação. Vale a pena subir até a plataforma mais alta, a vista é fantástica.

Praia de Ponta Negra

Praia de rio e que atrai muita gente, tanto turistas quanto moradores locais. Nós vimos o pôr do sol em Ponta Negra e foi muito bonito. Foi feito todo um investimento em infraestrutura em Ponta Negra, existem várias quadras de areia onde o pessoal normalmente joga vôlei. Entre a avenida onde passam os carros e a praia tem um calçadão bastante espaçoso que fica mais alto que a praia, nesse calçadão ficam muitos ambulantes vendendo comida e bebida.

Passeio no Rio Negro

Pra mim o melhor passeio em Manaus. Além de eu ter achado bem mais legal andar de barco em rio do que em mar (no rio balança bem menos), o passeio contemplou:

- Encontro das Águas. Eu achei incrível ver bem de perto o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões, as águas não se misturam por conta da densidade, é um espetáculo da natureza. Recomendo.
- Vitória régia. Passamos em alguns lugares onde o rio não é tão profundo e que tinha várias e grandes vitórias régias, bonito.
- Viveiro de pirarucu. Numa comunidade de casas flutuantes, paramos num viveiro com vários peixes pirarucu, passagem rápida mas para ter ideia do tamanho do bicho.
- Almoço em restaurante flutuante. Ao redor do restaurante vimos de perto alguns macacos de cheiro e também outras bonitas vitórias régias. E a comida estava deliciosa: vatapá, pirarucú, tambaqui, banana frita, pirão, abacaxi pérola.
- Interação com boto rosa. As pessoas ficam numa plataforma com água até o peito enquanto um tratador atrai os botos com peixes iscas, esses golfinhos chegam bem perto e é possível vê-los saindo da água para pegar os peixes no ar.
- Aldeia indígena. Fomos até a aldeia, onde os índios fizeram algumas danças e falaram um pouco da sua cultura.

INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Com guia, nós vimos ariranha, tartarugas, jacarés e peixe-boi (mas o tanque do peixe boi estava bem sujo, foi difícil ver).

Peixaria do Juvenal

Em Manaus as peixarias são equivalentes às churrascarias de Curitiba. Essa do Juvenal é ótima. Comemos uma banda de tambaqui com baião de dois. Muito bom, recomendo.

Comida

- Tucumã. Fruta levemene doce, pequena e amarela, normalmente colocada na tapioca ou no pão. Sozinha não é tão interessante mas dá um efeito especial misturada a outras coisas.
- Pupunha. Fruta que lembra um pouco araçá.
- Kikão. É como eles chamam o cachorro quente, hot dog.
- Pirarucu. Um peixe muito saboroso, creio que a melhor comida que eu provei na cidade. Se for a Manaus não deixe de comer.
- Carne de sol com macaxeira. Veio como porção, a macaxeira é frita. A combinação ficou boa.
- Abacaxi Pérola. Abacaxi doce de verdade, muito bom.
- Suco de Guaraná. Diferente.
- Tapioca de Coco. Tipo uma maria mole.
- Ingá. Fruta doce, gostosa.
- Maracujá do mato. Muito bom.
- Cacau. Doce, gostei.
- Rabutá. Muito bom.
- Jambo. Achei meio sem gosto.
- Cupuaçu. A fruta é boa.
- Creme de cupuaçu. Sobremesa feita pela Dani.
- Sorvete de tapioca e de açaí. Sabores bem característicos.
- Açaí sem xarope. Eu já tinha comido em Belém, mas desta vez acho que não acertei bem a quantidade de açucar, sem açucar fica meio sem graça.
- Guaraná Baré e Guaraná Imperial. Os refrigerantes da região, esse Baré tem em vários lugares.
- Suco de taperebá. É suco de cajá, eles chamam assim em Manaus.

Nenhum comentário: