domingo, 16 de dezembro de 2018

Show da Legião Urbana - 'Dois' e 'Que País é Este'

Em 2016 eu pude ver a Legião Urbana ao vivo. Agora em 2018, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá estão em uma nova turnê, desta vez para comemorar os 30 anos do segundo e do terceiro álbuns da Legião: "Dois" e "Que País é Este". Dia 23/11/18, na Live Curitiba, em companhia da Rosi, da minha afilhada Amanda e da Tatiane (mãe da Amanda) tive a oportunidade mais uma vez de assistir um belíssimo show, com André Frateschi mandando muito bem no vocal (na maioria das músicas, já que Bonfá e Dado fizeram o vocal também) e a galera cantando junto.

Foi muito bom relembrar e cantar junto todas essas músicas. Tirando a faixa instrumental "Central do Brasil" do disco Dois, todas as músicas dos dois álbuns foram tocadas. Confesso que não imaginava ouvir ao vivo canções como "Metrópole" ou "Acrilic on Canvas" que são músicas mais "lado B", e isso foi muito legal. E no final do show, a banda ainda tocou algumas músicas de outros discos, como Vento no Litoral, Giz e Perfeição. Resumindo, foi um show muito bom! A seguir algumas informações do show.

Informações Pré-show

Não há muitas dúvidas em se afirmar que os álbuns Dois e Que país é este – lançados, respectivamente, em julho de 1986 e novembro de 1987 – são clássicos do rock brasileiro, e que, a partir deles, a Legião Urbana, mesmo ainda tão jovem, já se tornava uma banda clássica e, portanto, atemporal. Mais de trinta anos depois de terem sido apresentadas ao público, as canções desses dois discos seguem cativando corações e mentes de todas as idades, cores e classes sociais nesse país desigual e continental que é o Brasil.

Em 2015, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá decidiram convidar alguns músicos seletos e realizar uma turnê comemorativa das três décadas de lançamento do primeiro álbum da banda, executado na íntegra para o delírio de milhares de legionários de diferentes gerações e regiões do país. Para os ex-integrantes da Legião, o projeto comemorativo (Legião Urbana XXX anos) deu tão certo que simplesmente não existem razões para encerrá-lo agora.

Neste segundo semestre de 2018, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá voltaram aos palcos para, dessa vez, comemorar os aproximadamente trinta anos dos clássicos Dois e Que país é este (1978-1987), finalizando, assim, os festejos referentes àquela trilogia da então juvenil Legião. Eles vem acompanhados dos mesmos músicos da última turnê (além de Dado na guitarra e Bonfá na bateria, o projeto conta com os vocais de André Frateschi, a guitarra e violão de Lucas Vasconcellos, os teclados e programações de Roberto Pollo e o baixo de Mauro Berman - que também assina a direção musical do show).

Informações Pós-show

Não tem jeito: a Legião Urbana é o maior conjunto da história da música brasileira. Não do rock. Não do pop. Da música nacional como um todo, mesmo. Nem a ausência corpórea do líder Renato Russo diminui tal fato.

Pelo contrário. Sua falta é que salienta o estofo da obra legionária. Pois Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá conseguem, apenas eles da formação clássica, fazer a maioria da plateia cantar absolutamente todas as canções executadas na Live Curitiba. De cabo a rabo. Das mais herméticas aos hinos mais inapeláveis.

Boa parte desta força se deve, hoje, justiça seja feita, a André Frateschi. Acostumadíssimo a lidar com público, atuando, tocando, o rapaz convidado a soltar a voz nas crias de Renato acerta ao dar a própria cara ao material. Trejeitos e dancinhas aludem o antecessor vez ou outra, até. Mas como referência. Homenagem. Não cópia. E os fãs percebem. E gostam. E vão com ele. Conduzidos a plenos pulmões.

Tempos atrás o trio, ajudado por bons músicos de apoio, caiu na estrada performando o disco-debute Legião Urbana (1985) na íntegra. Agora as bolas da vez são os também já trintões Dois (1986)* Que País é Este 1978/1987 (1987). Defendidos na capital paranaense de forma bacana das 00h45 às 02h45 da madruga – ainda que a formação derrape sazonalmente na virada de sexta (23) pra sábado. Dado e Bonfá erram deixas.

Vale por vê-los cantando. Bonfá pega o microfone em Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você), Eduardo e MônicaVento no Litoral – aqui trocando de lugar com Frateschi na batera. Dado liberta o gogó em Conexão Amazônica, Tempo Perdido Giz.

Vale sobretudo pelo repertório. Se a medalhona Pais e Filhos fica fora do setlist, a inclusão das menos badaladas MetrópolePlantas Embaixo do Aquário, Depois do Começo e Andrea Doria clarifica o quanto a Legião estava à frente das outras no auge. O quanto Dois Que País é Este estão entre os principais discos da nossa terra brasilis, retratando fases distintas de um discurso duplamente bem-sucedido (a potência sangue-no-olho deste; o esmero de estúdio daquele).

SETLIST LEGIÃO URBANA
  1. Daniel na Cova dos Leões
  2. Quase Sem Querer
  3. Eu Sei
  4. “Índios”
  5. Acrilic On Canvas
  6. Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você)
  7. Mais do Mesmo
  8. Metrópole
  9. Química
  10. Plantas Embaixo do Aquário
  11. Depois do Começo
  12. Conexão Amazônica
  13. Música Urbana 2
  14. Eduardo e Mônica
  15. Faroeste Caboclo
  16. Que País é Este
  17. Angra dos Reis
  18. Andrea Doria
  19. Fábrica
  20. Tempo Perdido
  21. Vento no Litoral
  22. Giz
  23. Há Tempos
  24. Será
  25. Perfeição
*Dois não é tocado literalmente inteiro. Falta a faixa Central do Brasil.

Nenhum comentário: