segunda-feira, 4 de junho de 2018

Passeio em Natal-RN e Tour em João Pessoa-PB

Em março tive alguns dias de férias e na companhia da Rosi fomos fazer algo que é muito bom: viajar! Pela quantidade de dias disponíveis decidimos que seriam dois destinos. Eu escolhi Manaus que queria conhecer há tempos e a Rosi escolheu Natal que nenhum de nós conhecia. Neste primeiro post vou escrever sobre Natal (e sobre o tour de 1 dia em João Pessoa), no próximo escrevo sobre Manaus.

Tempo de Permanência

Tivemos 5 dias inteiros em Natal mais dois dias para chegada e partida. Como o tempo de viagem com escala para Natal é longo, literalmente separamos um dia para ir e outro para ir embora (no caso fomos para Manaus depois de Natal). Acredito que o tempo se mostrou suficiente, não dá para fazer tudo mas pode-se escolher as opções que achar mais interessantes. Detalhe, o aeroporto de Natal é longe!

Hotéis

Pesquisando previamente, escolhemos a Praia de Ponta Negra para se hospedar. E existem muitos hotéis na região. Muitos mesmo e para todos os gostos e bolsos. Ficamos a maior parte do tempo na Pousada Varandas da Praia, que tem uma vista incrível para a praia e para o Morro do Careca. Pousada simples e barata, com café da manhã bom. No final passamos uma noite no Hotel Atol das Rocas, mais caro mas com um padrão excelente. A região é ótima em termos de infraestrutura com mercados, restaurantes e outras conveniências. Creio que a nossa escolha foi acertada.

Comida

Além de ser bom de garfo eu adoro experimentar comidas típicas e que não conheço. Desta feita não foi diferente:

- Água de coco e água mineral. Provavelmente o lugar mais barato do Brasil para comprar essas coisas. A garrafa de água de 500 ml custa R$ 1,00 e a água de coco custa R$ 3,00 em média (cheguei a pagar R$ 2,00). Claro que tomei muita água de coco em Natal ;-)
- Feijão verde com coentro. Eu já havia comido o feijão verde em outros lugares mas esse de Natal com um tempero delicioso de coentro deu um toque especial. Muito bom.
- Carne de Sol. Como é bastante salgada é prudente escolher acompanhamentos menos salgados. Bastante macia, gostei.
- Manteiga da terra (ou de garrafa). É usada junto com outros alimentos, como a tapioca por exemplo. Eu achei meio forte, não gostei.
- Castanha de cajú. De diversos sabores (com leite condensado, com chocolate, salgada, doce apimentada, etc). Uma delícia!
- Paçoca de Pilão. Uma espécie de "virado" de carne de sol e feijão verde. Comemos no Restaurante Camurutaba (praia de Camurupim). Muito bom.
- Cuscuz. Não sei se já tinha comido isso. Achei meio com gosto de nada.
- Tapioca. Não gostei da tapioca que comi em Natal, exceto a tapioca feita no hotel. E olha que eu gosto de tapioca.

Ponta Negra

Foi nossa base, pois ficamos hospedados aqui, como já escrevi. Além de muitas opções de hotéis, restaurantes, mercados e agências de turismo (tem banquinha de agente de turismo à rodo), tem um calçadão à beira-mar bem interessante para passear curtindo a praia e o Morro do Careca. A região em si não é muito bonita, vê-se lixo nas ruas, alguns terrenos abandonados, casas feias. O mar é lindo! Uma cor meio esverdeada que eu nunca havia visto igual. Aliás tem duas cores, uma perto da praia, outra mar adentro.

João Pessoa

Como em Ponta Negra tem muitas agências de turismo e que oferecem vários passeios legais e com preços convidativos, contratamos alguns desses passeios, o primeiro deles foi um tour de um dia bate e volta para João Pessoa. Nesse tour, passamos de ônibus pelo Centro Histórico, pela orla (que é muito bonita) e paramos para almoçar num restaurante na Praia do Bessa. Não fomos à Ponta do Seixas porque o local estava em obras. Mais tarde fomos à Praia do Jacaré, onde tem o famoso pôr do sol ao som do bolero de Ravel. Pagamos para ver o pôr do sol em um barco, com algumas atividades, como interação com Lampião e Maria Bonita. O saxofonista que toca o bolero de Ravel deu uma palinha no nosso barco e no momento que o sol ia se pondo ele tocava o sax dentro de um barco menor. Legal mas eu particularmente não achei grande coisa, talvez pela propaganda exagerada que me fez criar uma expectativa diferente.

Fortaleza dos Reis Magos

17 km de distância da praia de Ponta Negra, mas é um lugar bastante bonito. Vale a visita e possibilita belas fotos.

Centro Histórico

Infelizmente o Centro Histórico de Natal está bastante abandonado. Parece que o governo local deixou esquecido esse lado da cidade. Até tem alguns prédios e praças bonitos mas não há investimento algum nesse tipo de turismo. Visitamos algumas igrejas e museus e o próprio prédio da prefeitura, que é um prédio histórico e uma funcionária acabou nos mostrando os detalhes.

Buggy no Litoral Norte

Contratamos o passeio de Buggy para o litoral Norte, que passa por várias praias como Santa Rita, Genipabu (onde tem os dromedários), Pitangi, Jacumã, etc. Passamos também por várias dunas e paramos por um tempo na lagoa de Pitangi. Fizemos o famoso esqui-bunda e depois almoçamos num restaurante à beira-mar. Esse passeio eu recomendo bastante, andar no buggy pelas praias e dunas é uma sensação indescritível. O passeio começa de manhã e vai até umas 16 hs.

Passeio das Águas - Litoral Sul

Esse foi um passeio que tínhamos dúvidas se seria legal pois passava em muitos lugares, alguns só pra tirar fotos e parava em dois pontos que não sabíamos se seriam bons. Passeio de um dia inteiro. No fim se mostrou uma opção bastante agradável. Visitamos:
- A Barreira do Inferno (museu da base de lançamento de foguetes, a base mesmo é do outro lado da rua e sem acesso para turistas).
- O maior cajueiro do mundo. Valeu a pena e era um ponto turístico que queríamos muito ver. Pena que não era época de cajú.
- Mirante dos Golfinhos. Apenas para fotos mas tem um visual incrível e eu acho que vi sim os golfinhos... bem distantes.
- Praia de Camurupim. Esta foi uma das paradas mais longas, onde almoçamos no restaurante Camurutaba. Praia de piscinas naturais, um lugar fantástico para relaxar ou curtir a água bem calma. O pessoal faz stand up paddle no local. Pra mim foi o ponto alto do dia.
- Lagoa de Arituba. Uma lagoa com uma estrutura boa ao redor. Além de uma rede estrategicamente colocada na parte mais alta, andei de pedalinho com a Rosi e me arrisquei no stand up paddle.

Resumo

Adorei conhecer Natal, o mar com cor muito bonita, preços de hotéis, passeios e água de coco bem acessíveis. Recomendo o Passeio de Buggy para o litoral norte e o Passeio das Águas no litoral sul, especialmente a praia de Camurupim. Natal é um lugar ótimo para descansar e relaxar à beira da praia.