sexta-feira, 1 de maio de 2009

Evento sobre Segurança e Saúde no Trabalho

Esta semana tive a oportunidade de participar de parte de um evento muito interessante e resolvi colocar aqui no Blog do Kabelo um pequeno resumo do que vi.

Semana Estadual de Segurança e Saúde no Trabalho, em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

27 a 30 de Abril de 2009

Coordenação/Organização do Evento:

CEST/SESA,
Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado do Paraná,
FUNDACENTRO/PR.

Resumo/Apontamentos das Palestras:

27/04 14:00 hs – Mesa Redonda – O papel do SUS

- Esta mesa contou com 3 debatedores e 1 moderador.
- É função do SUS é identificar (nas unidades básicas de saúde) e tratar (no Hospital do Trabalhador e outros) doenças do trabalho.
- Existe um sério problema nas unidades básicas de saúde pois os médicos/profissionais não estão treinados para identificar que a doença do paciente é causada pelo trabalho (formal ou informal).
- Na rede pública/municipal de saúde é uma situação difícil de resolver pois há uma grande rotatividade de médicos e teria que haver treinamento constante.
- As pessoas da mesa de discussão concordam que o médico deveria aprender sobre doenças do trabalho desde a sua formação/graduação, assim não seriam necessários treinamentos e os diagnósticos de doença de trabalho poderiam ser feitos corretamente.
- O Hospital do Trabalhador de Curitiba foi criado para tratar e reabilitar pessoas com doenças causadas pelo trabalho.
- Infelizmente hoje em dia muitas doenças relacionadas ao trabalho (seja stress, ler/dort, assédio moral, entre outros) não são identificadas como tal. Os trabalhadores simplesmente recebem diagnóstico de doenças como se tivessem causas externas ao trabalho e isso é um grande problema pois esses casos não entram nas estatísticas e assim fica difícil de se fazer a prevenção das doenças do trabalho.
- As CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) são importantes para que os órgãos públicos saibam as causas principais de mortes e acidentes para poder fazer as medidas de prevenção correta.

27/04 16:45 hs – Palestra: Apresentação do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado do Paraná

- O fórum foi instituido em 2002.
- Citou-se muito a questão de meio ambiente, incluindo-se meio ambiente de trabalho.
- 95% dos danos ao ambiente natural são criados no micro-ambiente de trabalho.
- O fórum recebe denúncias de agressão ao MAT (meio ambiente de trabalho).
- Podem ser incluídos em ACT's de empresas questões de proteção ao meio ambiente de trabalho.
- As reuniões do fórum são mensais e públicas.
- Qualquer entidade pode integrar o fórum, desde que aprovada em plenária.
- www.prt9.mpt.gov.br/forum/fpmat fone 3304-9000.

27/04 16:55 hs – Palestra: Os Avanços do Controle Social na CIST Curitiba

- A CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador foi criada em 1992 e é vinculada ao Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.
- Os encontros da comissão são mensais e abertos à população.
- O cronograma de reuniões está disponível neste endereço: www.curitiba.pr.gov.br/saude/sms/comissoescms.htm.
- O palestrante se focou principalmente nas realizações da CIST e também citou algumas dificuldades em algumas ações que dependem de órgãos superiores como o Conselho Municipal de Saúde ou às vezes a própria prefeitura.
- Ações referentes à saúde e segurança do trabalho não dependem apenas de um órgão mas é fundamental que vários órgãos que sabem da importância do tema se unam em pró de ações efetivas dos governos municipal, estadual e federal.

28/04 08:30 hs – Mesa Redonda – Saúde e Vida no Trabalho – Um direito humano fundamental

- Dia 28/04 é o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.
- Esta mesa contou com 8 debatedores e 1 moderador e por conta disso demorou mais que o previsto.
- As ações de saúde promovidas pelo governo tratam doenças físicas/mentais e não doenças do trabalho.
- Existe muita LER/DORT, stress e trabalho excessivo mas muitas dessas doenças não são devidamente comunicadas (através dos CAT).
- Existe muita dificuldade em se conseguir consultas médicas especializadas em doenças do trabalho, seja no SUS ou em planos de saúde pagos.
- Muitas vezes trabalhadores trabalham doentes pois médicos/planos de saúde insistem em não admitir doença de trabalho, dando apenas alguns atestados pontuais/periódicos.
- Algumas empresas chegam ao cúmulo de fazer acordo com planos de saúde a fim de não diagnosticarem doença de trabalho, isso para manter certificação ISO ou simplesmente manter a imagem da empresa.
- Para mudar o quadro citado acima precisamos de empregados, empregadores e governantes comprometidos com o desenvolvimento da saúde do trabalhador.
- 20% dos funcionários da Volkswagen estão afastados por LER/DORT, isso mostra que ainda existe muitas doenças de trabalho na atualidade.
- Muitos empregadores não tem interesse em fazer prevenção.
- Em determinadas empresas os cipeiros são marginalizados e trabalham sob pressão.
- Infelizmente ainda existem trabalhadores imprudentes que não usam equipamentos de proteção ou agem de maneira arriscada para executar suas atividades.
- Em muitos órgãos públicos, sindicatos, etc existem poucos funcionários que trabalham com segurança do trabalho e isso dificulta muito as ações (a própria FUNDACENTRO é um exemplo disso).
- Um dos palestrantes foi o Dr. Zéquinha, o “homem do estilingue”, grande militante estudanteil na ditadura de 1968. Mais informações sobre ele em www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/3713.
- Outro palestrante foi o Adir de Souza que iniciou comparando as campanhas de prevenção à dengue e aids com a prevenção de acidentes de trabalho. Ele publicou um artigo sobre isto: www.areaseg.com/mural/msg/13856.php.
- A imprensa sempre notifica mortes por dengue mas não publica uma linha sobre mortes por acidente de trabalho (que são muito maiores).
- Se a prevenção contra a dengue/aids é tão eficiente, por que a prevenção de acidentes de trabalho não pode ser?
- Motivação para as pessoas da área de segurança do trabalho: apesar do pequeno apoio que temos dos órgãos, governos, etc temos que ter coragem e ousar.

28/04 11:20 hs – Palestra: Trânsito e Cidadania

- Na minha opinião a melhor palestra destas que assisti.
- As pessoas acham que sabem dirigir, principalmente os motoristas profissionais mas nem sempre é assim e estes não admitem.
- Ninguém foi formado para dirigir, a pessoa não aprende a ultrapassar, andar em rodovias, etc. A pessoa não passou da terceira marcha no “Centro de Formação de Condutores”.
- Infelizmente o que causa os acidentes e mortes é imprudência dos motoristas e desrespeito às leis de trânsito.
- Morrem 80 mil pessoas por ano no Brasil vítimas de acidente de trânsito, muitos trabalhando ou se deslocando até o local de trabalho.
- O Brasil gasta 28 bilhões de reais com acidentes por ano com socorro às vítimas, tratamento e afastamento do trabalho.
- 40% dos atendimentos em Pronto Atendimentos de Curitiba são referentes à acidentes de trânsito.
- Curitiba é a cidade brasileira com maior frota de veículos por habitante. Frota: 1.104.151, População: 1.828.092. Isso equivale a 1 veículo para cada 1,65 habitantes.

Nenhum comentário: